A LAUGH TO CRY • CIRCULAÇÃO NCIONAL
CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DAS CALDAS DA RAINHA
Sond'Ar-te Electric Ensemble no Festival Música Viva 2024
Sond'Ar-te Electric Ensemble • Pedro Carneiro - direcção
PROGRAMA
Uma peça apropriada - Rui Penha
Cyclus * - Daniel Martinho
Canzona VII *- Christopher Bochmann
Labirinto da Metáfora * - Hugo Vasco Reis
Pedro Carneiro - maestro
Sílvia Cancela - flauta
Nuno Pinto - clarinete
Vítor Vieira - violino
Jorge Alves - viola
Luís André Ferreira - violoncelo
João Casimiro de Almeida - piano
João DIas -percussão
* encomenda Miso Music Portugal
BLOWN OFF COURSE (DESVIO DE RUMO) • ÓPERA DE PEDRO REBELO • FESTIVAL SONORITIES
BELFAST Brian Friel Theatre
Música Viva Festival 2024
Sond'Ar-te Electric Ensemble • Pedro Carneiro - direcção
O’culto da Ajuda - Música Viva Festival 2024
PROGRAMA
Uma peça apropriada - Rui Penha
Cyclus * - Daniel Martinho
Canzona VII *- Christopher Bochmann
Labirinto da Metáfora * - Hugo Vasco Reis
Pedro Carneiro - maestro
Sílvia Cancela - flauta
Nuno Pinto - clarinete
Vítor Vieira - violino
Jorge Alves - viola
Luís André Ferreira - violoncelo
João Casimiro de Almeida - piano
João DIas -percussão
* encomenda Miso Music Portugal
SOND'AR-TE DUO VIOLINO E VIOLONCELO • concerto de reis
Auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Sond'Ar-te ELECTRIC ENSEMBLE • Festival MIXTUR Reading Sessions
FESTIVAL MIXTUR BARCELONA
ÓPERA A LAUGH TO CRY • ADIADO POR DECISÃO UNILATERAL DO COLISEU DO PORTO
ADIADO POR DECISÃO UNILATERAL DO COLISEU DO PORTO
Sond'Ar-te TRIO • CICLO MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO ODEMIRA
ODEMIRA - IGREJA DA MISERICÓRDIA
Sond'Ar-te ELECTRIC ENSEMBLE • Festival Música Viva 2023
O’CULTO DA AJUDA - LISBOA
ESGOTADO
Sond'Ar-te DUO voz e piano • CICLO MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO - RECITAIS COMENTADOS • Odemira
IGREJA DA MISERICÓRDIA - ODEMIRA
Sond’Ar-te TRÊS MULHERES - soprano, flauta, piano • FESTIVAL CROMA
AUDITÓRIO RUY DE CARVALHO - OEIRAS
SOLISTAS DO SOND'AR-TE TOCAM MIGUEL AZGUIME
Solistas do Sond'Ar-te tocam Miguel Azguime
Miguel Azguime - Par ce chemin de rien (fl, pno)
Miguel Azguime - Lettre à L'être (vlc, pno)
Miguel Azguime - Point Vermeil (vl, elec)
Miguel Azguime - Melancholia (vl, vlc, pno)
Sílvia Cancela - flauta
Vítor Vieira - violino
Filipe Quaresma - violoncelo
Elsa Silva - piano
BLOWN OFF COURSE (DESVIO DE RUMO) • ÓPERA DE PEDRO REBELO
ESGOTADO Lotação reduzida 30 pessoas por récita
Uma opera de Pedro Rebelo
Libretto de Glenn Patterson
HANA Camila Mandillo soprano
VALENTIM André Henriques barítono
WIND/VENTO Miguel Azguime narrador
CHEF Vicente Viriato cozinheiro
Kiku Day shakuhachi convidada especial
Sílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Luís André Ferreira violoncelo
Francisco Cabrita piano
João DIas percussão
Blown Off Course / Desvio de Rumo explora as relações entre Portugal e o Japão através da língua, da música e da comida. Desde que os portugueses chegaram ao Japão no século XVI, sendo os primeiros europeus a encontrar a rica e fascinante cultura Japonesa, iniciaram-se múltiplos intercâmbios que se mantêm até aos dias de hoje.
Esta ópera põe em música e em cena encontros do acaso entre Hanna, uma mulher japonesa e Valentim, um português, simultaneamente no século XVI e nos dias de hoje. Estes encontros são o resultado de um barco (século XVI) e de um avião (hoje) desviados do seu curso pela força do Vento (o narrador). Separadas por seis séculos, estas interações desenvolvem-se em relações como a partilha de sons, através de palavras e de tradições gastronómicas. O Vento é uma presença que proporciona simultaneamente encontros casuais à primeira vista e ações orquestradas.
Musicalmente, a obra faz referências a tradições Japonesas como o teatro Kabuki, o Gagaku e o Shakuhachi (flauta Zen), às quais se juntam tradições Portuguesas do século XVI e XVII.
A ópera tem como elenco soprano, barítono, narrador, flauta, clarinet, violino, violoncelo, piano, percussão, shakuhachi, electrónica e video dois canais e um Chef.
Encomendada pela Miso Music Portugal com o apoio da Queen's University Belfast
Pedro Rebelo nasceu em Viseu e é professor catedrático de 'Sonic Arts" na School of Arts, English and Languages e diretor do SARC: Centre for Interdisciplinary Research in Sound and Music na Queen's University Belfast
Glenn Patterson nasceu em Belfast e é professor catedrático de 'Creative Writing' a School of Arts, English and Languages e diretor do Seamus Heaney Centre na Queen's University Belfast.
______________________________________
Blown Off Course explores relationships between Portugal and Japan through language, music and food. Since the Portuguese arrived in Japan in the 16th Century, as the first Europeans to encounter Japan’s rich and fascinating culture, multiple exchanges began and continue to this day.
This chamber opera recounts the chance meeting of Hanna, a Japanese woman and Valentim, a Portuguese man, in both the 16th Century and today. These encounters are a result of a ship (16th Century) and a plane (today) blown off course by the force of the wind (the narrator). Six centuries apart, these interactions develop relationships through the exchange of sounds, words and food traditions. The wind is a presence prompting seemingly chance events and orchestrated action. Musically, the work feeds from Japanese musical traditions such as Kabuki theatre, Gagaku and Zen Shakuhachi flute music, coming together with Portuguese sources from the 16th and 17th Century.
The opera is scored for Soprano, Baritone, Narrator, Flute, Clarinet, Violin, Cello, Piano, Percussion, Shakuhachi, Electronics, 2 Channel Video and a chef. Commissioned by Music Music Portugal, with the support from Queen's University Belfast
Pedro Rebelo was born in Viseu, Portugal and is Professor of Sonic Arts in the School of Arts, English and Languages and Director of SARC: Centre for Interdisciplinary Research in Sound and Music at Queen's University Belfast.
Glenn Patterson was born in Belfast and is currently a Professor of Creative Writing in the School of Arts, English and Languages and Director of the Seamus Heaney Centre at Queen's University Belfast.
Monográfico Ângela Lopes
Programa inteiramente preenchido com obras de Ângela Lopes
1 - DUAL (2004)
para flauta e piano
2 - CAMPANIANA (2022)
para flauta, clarinete, violoncelo e percussão
(Encomenda da Sonoscopia)
3 - CORAIS - "No Mar, à noite..." (2011) - estreia absoluta
para piano solo
(Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos)
4 - GÁRGULAS D'ARGA (2013)
para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
5 - DITTY-DITTY (2019)
para viola e electrónica
(Encomenda da Associação Cultural Arte no Tempo)
6 – TRAMA - “mural para murad" (2022) - estreia absoluta
para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano, percussão e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble)
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestroSílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Jorge Alves viola
Luís André Ferreira violoncelo
Elsa Silva piano
Francisco Cabrita piano
João Dias percussão
Miso Studio desenho de som e electrónica
Monográfico Ângela Lopes
Programa inteiramente preenchido com obras de Ângela Lopes
1 - DUAL (2004)
para flauta e piano
2 - CAMPANIANA (2022)
para flauta, clarinete, violoncelo e percussão
(Encomenda da Sonoscopia)
3 - CORAIS - "No Mar, à noite..." (2011) - estreia absoluta
para piano solo
(Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos)
4 - GÁRGULAS D'ARGA (2013)
para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
5 - DITTY-DITTY (2019)
para viola e electrónica
(Encomenda da Associação Cultural Arte no Tempo)
6 – TRAMA - “mural para murad" (2022) - estreia absoluta
para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano, percussão e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble)
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestroSílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Jorge Alves viola
Luís André Ferreira violoncelo
Elsa Silva piano
Francisco Cabrita piano
João Dias percussão
Miso Studio desenho de som e electrónica
Sond’Ar-te Electric Ensemble at the Música Viva 2022 Festival
18 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda
Sond’Ar-te Electric Ensemble at the Música Viva 2022 Festival
Para abrir o Festival Música Viva 2022, o Sond’Ar-te Electric Ensemble, agrupamento constituído por músicos portugueses de excepção, sob a direcção do maestro Pedro Neves, apresenta um programa com quatro obras recentes, das quais duas serão dadas em estreia absoluta. É um concerto marcado pelas relações dos instrumentos acústicos com os meus electrónicos e a informática-musical, que coloca lado a lado compositores de referência e novíssimos compositores.
Este concerto também põe em relevo a virtuosidade vocal com uma obra de referência do repertório do século XXI, Voix(REX) do compositor francês Philippe Leroux composta para soprano, ensemble e electrónica e ainda Aliterações da Água, de Miguel Azguime, para soprano solo e electrónica, ambas pela voz da soprano revelação Camila Mandillo que nos abrirá as portas para este concerto.
E porque a encomenda de novas obras está no cerne da acção de mais de 15 anos de actividade do Sond’Ar-te Electric Ensemble, terão lugar duas estreias absolutas encomendadas para este concerto, dando conta da vitalidade da criação musical da actualidade em Portugal. Serão, All endings are sad, all endless things are impossible to bear, de Luís Salgueiro, o mais novo compositor a ser interpretado neste dia, e Die sieben Worte Jesu Christi am Kreuz de Paulo Ferreira-Lopes.
Este concerto inaugural do Festival Música Viva 2022 também será a oportunidade para o lançamento de um CD monográfico de António de Sousa Dias integralmente preenchido com obras deste compositor interpretadas pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, numa edição da Miso Records.
Lançamento CD Monográfico de António de Sousa Dias
&
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves – direcção
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves – direcção
Programa
Miguel Azguime - "Aliterações de Água"
(soprano + electrónica) 2017
Luís Salgueiro - "All endings are sad, all endless things are impossible to bear”
(Fl.baixo, Cl.baixo, Vl, Vlc, Pno, Perc + electrónica) 2022 estreia absoluta
Paulo Ferreira-Lopes - "Die sieben Worte Jesu Christi am Kreuz”
(Fl, Cl, Vl, Vlc, Pno + electrónica) 2019 estreia absoluta
Philippe Leroux - "Voi(REX)”
(Sop, Fl, Cl, Vl, Vlc, Pno, Perc + electrónica) 2003
Sond’Ar-te Electric Ensemble: Camila Mandillo soprano, Sílvia Cancela flauta, Nuno Pinto clarinete, Vítor Vieira violino, Válter Freitas violoncelo, João Casimiro de Almeida piano, João Dias percussão, Miso Studio – desenho de som e electrónica em tempo real
Diz Concerto - Poesia Sonora I • VIII FESTIVAL DE ÓPERA DO PARANÁ
Sonho
poema de Fernando Pessoa
composição Daniel Martinho
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
Camila Mandillo recitante e flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
Ao desconcerto do mundo
poema de Luís Vaz de Camões
composição Ângela da Ponte
Miguel Azguime recitante e flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
De part et d’autre
composição Miguel Azguime
para flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
encomenda do Ministério da Cultura de França
Toc, Toc, Toc
texto original de Hélia Correia
composição João Madureira
Miguel Azguime recitante e flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
encomenda do Laboratoire Instrumental Européen
A Laugh da ópera A Laugh to Cry
composição Miguel Azguime
para soprano e piano
La Terre Exterminée da ópera A Laugh to Cry
poema de Miguel Azguime
composição Miguel Azguime
para soprano, flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestro
Camila Mandillo soprano, recitante
Miguel Azguime recitante Sílvia Cancelaflauta Nuno Pinto clarinete Vítor Vieiraviolino
Luís André Ferreira violoncelo
Elsa Silva piano
Paula Azguime - desenho de som
Perseu Mandillo - electrónica em tempo real
Miso Studio – implementação técnica
Financiamento: Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura
Diz Concerto - Poesia Sonora II • VIII FESTIVAL DE ÓPERA DO PARANÁ
Pendulum
composição Rui Penha
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble & do Goethe-Institut
para flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano, com vídeo
Aliterações de Água
poema de Miguel Azguime
composição Miguel Azguime
para soprano solo e electrónica
In Limine
composição Ricardo Ribeiro
co-encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble & CIVILCASA
Fala do velho do Restelo ao astronauta
poema de José Saramago.
composição Sofia Sousa Rocha
Miguel Azguime recitante e flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble com o apoio da Fundação Saramago.
Trabalho Poético I: árvore
poema de Carlos de Oliveira
composição Miguel Azguime
para soprano, flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestro
Camila Mandillo soprano, recitante
Miguel Azguime recitante Sílvia Cancelaflauta Nuno Pinto clarinete Vítor Vieiraviolino
Luís André Ferreira violoncelo
Elsa Silva piano
Paula Azguime - desenho de som
Perseu Mandillo - electrónica em tempo real
Miso Studio – implementação técnica
Financiamento: Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura
TRIO Sond’Ar-te - violino, violoncelo e piano • RECITAL ANTENA 2
RECITAL ANTENA 2 • TRIO Sond’Ar-te
Vítor Vieira - violino
Filipe Quaresma - violoncelo
Elsa Silva - piano
Programa
Dmitri Shostakovich - Trio 2 Op. 67 in E Minor
Beat Furrer - Retour an Dich
Álvaro Salazar - Segundo ensaio para uma cadenza
Miguel Azguime - Melancholia *
estreia absoluta
Estreias de obras encomendadas • Concerto Sond'Ar-te Electric Ensemble
Formações Extraordinárias
O Ciclo Formações Extraordinárias da Miso Music Portugal propõe ao ouvinte ir à descoberta de mundos sonoros invulgares, projectos extraordinários e singulares criados entre compositores e intérpretes, nacionais e estrangeiros.
Direcção de Guillaume Bourgogne
PROGRAMA
Rui Penha - "Uma peça apropriada" *
(flauta, clarinete, percussão (vibrafone e crotales), piano (midificado), violino, viola, violoncelo e electrónica)
Carlos Caires - “Propagation" *
(flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo e electrónica)
Pedro Junqueira Maia - "DESDOBRAGEM Não é fácil falar das coisas que nos matam”
(flauta, clarinete, percussão, piano, violino, violoncelo)
Bruno Gabirro- "I'll know my song well"
(flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo e electrónica)
estreia absoluta
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Sílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Jorge Alves viola
Filipe Quaresma violoncelo
João Casimiro Almeida piano
João DIas percussão
Miguel Azguime - desenho de som
Miso Studio - electrónica
DUO SOND'AR-TE FLAUTA E PIANO • Teatro da Rainha
Sílvia Cancela - flauta
Elsa Silva - piano
PROGRAMA
Patrícia Sucena de Almeida - Ludi Aeterni * estreia absoluta
Rui Penha - Três quadros sobre o fado
Miguel Azguime - Par ce chemin de rien
Uma produção Sond’Ar-te Electric Ensemble em parceria com o Teatro da Rainha
O Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma estrutura financiada pela DgArtes / Ministério da Cultura