PORTUGUESE REPERTOIRE FOR THE CORE ENSEMBLE
PORTUGUESE REPERTOIRE FOR THE CORE ENSEMBLE WITH VOICE
REPERTOIRE WITHOUT ELECTRONICS OR/AND EXTRA INSTRUMENTS
SOLO PIECES WITH OR WITHOUT ELECTRONICS
WORKS COMPOSED FOR THE SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
ELECTROACOUSTIC THEATRE PROGRAMMES
OPERAS
from Portuguese Composers of the 20th & 21st Centuries
Pedro Rebelo - BLOWN OFF COURSE (DESVIO DE RUMO)
Uma opera de Pedro Rebelo
Libretto de Glenn Patterson
HANA Camila Mandillo soprano
VALENTIM André Henriques barítono
WIND/VENTO Miguel Azguime narrador
CHEF Vicente Viriato cozinheiro
Kiku Day shakuhachi convidada especial
Sílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Luís André Ferreira violoncelo
Francisco Cabrita piano
João DIas percussão
Blown Off Course / Desvio de Rumo explora as relações entre Portugal e o Japão através da língua, da música e da comida. Desde que os portugueses chegaram ao Japão no século XVI, sendo os primeiros europeus a encontrar a rica e fascinante cultura Japonesa, iniciaram-se múltiplos intercâmbios que se mantêm até aos dias de hoje.
Esta ópera põe em música e em cena encontros do acaso entre Hana, uma mulher japonesa e Valentim, um português, simultaneamente no século XVI e nos dias de hoje. Estes encontros são o resultado de um barco (século XVI) e de um avião (hoje) desviados do seu curso pela força do Vento (o narrador). Separadas por seis séculos, estas interações desenvolvem-se em relações como a partilha de sons, através de palavras e de tradições gastronómicas. O Vento é uma presença que proporciona simultaneamente encontros casuais à primeira vista e ações orquestradas.
Musicalmente, a obra faz referências a tradições Japonesas como o teatro Kabuki, o Gagaku e o Shakuhachi (flauta Zen), às quais se juntam tradições Portuguesas do século XVI e XVII.
A ópera tem como elenco soprano, barítono, narrador, flauta, clarinet, violino, violoncelo, piano, percussão, shakuhachi, electrónica e video dois canais e um Chef.
Encomendada pela Miso Music Portugal com o apoio da Queen's University Belfast
Miguel Azguime - A Laugh To Cry
LIBRETTO
A Laugh to Cry sonda a condição humana, em particular a sua condição presente. Explora algumas das preocupações essenciais do ser humano, transportadas para o nosso tempo no contexto de um mundo globalizado, formalizando-se numa reflexão sobre o poder hegemónico que hoje tende a destruir a memória, a devastar o planeta Terra e quem sabe a extinguir até a própria humanidade!
São questões que afligem o espaço-tempo contemporâneo, que afligem o compositor, que nos afligem, que nos unem ou nos distanciam; num percurso do ser inexoravelmente temporal.
A ópera desenvolve-se na orla entre o sonho e a realidade, entre o visível e o invisível. Está dividida em várias secções nas quais cinco personagens, representados por dois sopranos, um baixo e dois narradores (um feminino e outro masculino), vivem e agem numa alternância constante entre esses dois estados. A interpretação envolve também 7 instrumentos acústicos: flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano e percussão e meios electrónicos em tempo real. A encenação assenta em projeções vídeo múltiplas construídas em simbiose a partir da música e do texto.
A Laugh to Cry com música e libreto multilíngue de Miguel Azguime é um teatro metafísico que põe em música e em cena arquétipos eternos. Um projeto Miso Ensemble / Miso Music Portugal
A Laugh To Cry tem o Alto Patrocínio do Presidente da Républica
edro Neves direcção
Camila Mandillo soprano
Andrea Conangla soprano
André Henriques baixo barítono
Miguel Azguime recitante
Jade Mandillo recitante
Sílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Jorge Alves viola
Luís André Ferreira violoncelo
Francisco Cabrita piano
João DIas percussão
Miguel Azguime libreto, música
Paula Azguime encenação
Andre Bartetzki live electronics, direcção tecnológica
Perseu Mandillo VFX & 3D, fotografia
Margarida Moreira luz
Miso Studio técnica